O presente estudo sobre a Gestão Sustentáveis das Terras e Águas (GSTA,) face as Alterações Climáticas pretendeu analisar o quadro do planeamento do usos das terras e da água para fim diversos: urbanístico, agrícola, florestal, pecuário e o seu efeito na degradação do ambiente; e monitorar os elementos do climas através da verificação do padrão de variação dos principais elementos meteorológicos observados em estações automáticas mais próximas da área de estudo.
O estudo incidiu na análise dos principais componentes da gestão dos recursos naturais, nomeadamente os quadros institucionais ilegais do uso das terras, privilegiando a abordagem da situação prevalecente na Província do Huambo, recorrendo em formação recolhida a través de inquéritos dirigidos a instituições e individualidades com conhecimento prático sobre as matérias em abordagem. Teve também como base informação bibliográfica que foi compilada e sistematizada de forma a incidir sobre os assuntos em análise.
De uma forma geral forma constadas algumas insuficiências no estabelecimento institucional para uma cabal abordagem dos componentes para uma gestão sustentáveis das terras e das águas, nomeadamente na definição das diversas atribuição neste domínio, bem como na articulação das diversas instituição relacionadas com o planeamento do uso das terras e da água. Do ponto de vista legal foi observado que o quadro existente, apesar de estabelecer os princípios gerais que contemplam e salvaguardam os interesses envolvidos na posse dos recursos naturais, carece de mecanismo eficazes para sua execução prática. As práticas de uso da terra carecem de medidas proteccionistas e é necessário que se desenvolvam estudos multidisciplinares sobre os principais processos dos ecossistemas, que contribuam para uma exploração sustentável dos recursos naturais, nomeadamente o solo, a água, a floresta e a fauna. A avaliação do impacto das alterações climáticas na GSTA subtende a monitoração eficiente da evolução do padrão de comportamento de informação meteorológicas a nível local, sobre tudo dos elementos climáticos mas estreitamente ligados aos processos hidrológicos, nomeadamente a precipitação e o clima.